Pular para o conteúdo principal

Opinião - Coleção ou reserva de valor?



Por: Olaviano (Olavo)

Saibamos dividir umas das outras, uma coisa é colecionar e quero que pensem em todos os pré requisitos de um colecionador, antes de dizerem que são ou que conhecem algum! ora, não são os acumuloladores realmente colecionadores, nem os que por soberba ou algum desvio de comportamento juntam coisas que nunca irão usar,  não incluo aqui as pessoas que pensam no seu futuro ou no das pessoas que eles amam, pois devemos sim reservar "gordura" para queimar nos dias de frio ou seja, devemos ter reserva de valor cambial para dias de inverno intensos, aprendamos com as formigas,  pois estas sim nos ensinam todos os dias e de graça,  basta dar-lhe atenção a sua forma de usar o tempo que veremos quantas lições podem ser aproveitadas em nossas vidas. 

Mas, o foco aqui é na sua coleção ou na forma como você trata ela, pois como já dito por algum colecionador: "Não somos donos ou proprietários das moedas, somos guardiões temporários", você e eu podemos escolher seguir comprando ou trocando moedas comuns, mas também é válido pensar em investir em moedas raras ou escassas, tendo em vista o potencial de valorização de preço desses itens no longo prazo, isso é reservar valor, investir em algo palpável  e sólido, literalmente é isso. 

Então você diz: "Mas, eu nem sei se estarei vivo amanhã", bem sobre isso ninguém tem controle, mas podemos sim nos preparar para passar afrente nossa coleção,  uma maneira de fazer isso é treinar os pequenos e as vezes os adultos que nos cercam, tentar incentiva-los (tarefa nem sempre possível), porque se eles estiverem munidos de informação, ninguém pode os enganar e comprar ou roubar-lhe o  tesouro que você juntou por míseros "reais". 

Existem muitas empresas específicas que focam no investimentos de moedas, cédulas, selos postais e até medalhas, elas compram e vendem o que chamam de ativos físicos, (para nós coleção e para essas empresa é um negócio sólido e elas tratam como investimento), esta prática está se tornando mais recorrente que antes e com a popularização destes negócios, temos uma procura grande de entusiastas do mundo inteiro, por esta razão (mas pode ser pela razão que lhe convém), devemos ver a compra de moedas como investimento, uma vez que aquele dinheiro viraria nada se fosse consumido por compras rotineiras. Investindo podemos vê-lo duplicar e as vezes triplicar. 
Busque oportunidades, abra seus olhos e veja as chances de talvez criar um patrimônio real, mas não esqueça que esse hobbie é também o meio pelo qual você tira seu stress do dia a dia. 
Cuidado na hora de pedir uma avaliação de suas peças, nos redutos das redes sociais estão a espreita os "especialistas do bem" estes se auto intitulam assim, mas ao avaliarem uma moeda ou cédula valiosa, desestimulam você e tentam compra-la por uma pechincha e vende-la como "rara", obtendo assim um lucro alto. 

Outra situação possível é; você não ter nenhum conhecimento sobre o que tem na mão, mas há como ter uma noção e pesquisar o básico sobre a peça lhe imuniza um pouco de aproveitadores (veja aqui como catalogar suas moedas), digo um pouco porque cada moeda, cedula ou selo, cabe um estudo para entender sua essência, mas informa-se sai mais barato que ser enrolado ou colocado no bolso de algum "esperto", acredite, hoje a informação  é abundante na internet que está cheia de vídeos, textos e até venda de livros físicos (catálogo ou precários, como você escolher).

Olaviano(Olavo)

Entusiasta  e estudioso da numismática mundial. 

Colecionador, leiloeiro e criador do canal olavi'coins Collection no YouTubeFacebook Instagram.

Comentários

Se Inscreva

<plaintext></plaintext><xmp>.

Postagens mais visitadas deste blog

Como Fotografar e Filmar Moedas

Julio F. Campos Neste artigo vamos falar sobre como fazer vídeos e fotos de qualidade de sua moeda, seja para divulgar, mas, mais importante, para solicitar informações. Uma moeda somente pode ser identificada, ou avaliada, por imagem se seus detalhes forem nítidos e visíveis. Uma imagem fora de foco, ou com poucos detalhes da moeda, é  inútil e pouca ou nenhuma informações poderá ser obtida. Antes de perder seu tempo perguntado por aí que moeda você tem, país etc... baixe o app Coinoscope (para Android  ou para Apple ). Com ele basta tirar uma foto que o app automaticamente busca nos bancos de dados as informações sobre a moeda. Ele funciona muito bem para a maioria das moedas, sobretudo as modernas. Caso ele não encontre, continue lendo. Felizmente qualquer telefone permite fazer boas imagens, além de várias imagens, permitindo escolher as melhores, bastando seguir os passos abaixo, seja para fotos ou vídeos. Passo 1: Nunca use

Como Saber o Preço de sua Moeda Usando o Catálogo Padrão Internacional de Moedas Krauser

  Julio F. Campos *ATENÇÃO: TUTORIAL VÁLIDO APENAS PARA MOEDAS ESTRANGEIRAS, EXCETO  AMERICANAS, CUNHADAS APÓS 1600* *ATENÇÃO 2: É OBRIGATÓRIO SABER DE QUE PAÍS SUA MOEDA É E O NOME DO PAÍS EM INGLÊS,   A DATA DE CUNHAGEM, O VALOR DE FACE E O ESTADO DE CONSERVAÇÃO * *PARA IDENTIFICAR O ESTADO DE CONSERVAÇÃO DE SUA MOEDA CLIQUE AQUI * Muita gente pergunta nos grupos da vida o valor de alguma moeda estrangeira que encontrou em casa. Aqui é apresentado um tutorial para você aprender a verificar o preço de mercado de acordo com o  Standard Catalog Of World Coins publicado pela Krause. Este é O catálogo padrão internacional de moedas e seu sistema de classificação, representado pelo código de catálogo KM é o código padrão internacional de catalogação de moedas. PASSO: 1 Acessar o site da NGC, uma das principais certificadoras de moedas, em  https://www.ngccoin.com/ PASSO: 2 Selecionar a opção RESOURCES PASSO: 3 Seleciona

Reverso Invertido? Aprenda como Saber.

  Julio F. Campos Moedas com reverso invertido, ou horizontal, apresentam um dos erros de cunhagem mais interessantes, sendo altamente cobiçadas pelos colecionadores. Muitos vídeos proliferam nas redes sociais sobre o assunto, mas poucos explicam o que de fato é o reverso invertido (R.I.) e como saber se a moeda realmente tem este erro, levando muitos iniciantes a acreditarem possuir uma moeda anômala quando apenas possuem uma moeda comum. Conhecendo a Moeda O passo fundamental para saber e o reverso é invertido é saber qual o  alinhamento  da moeda. É impossível saber a orientação do reverso sem esta informação então, para saber se sua moeda é R.I., você deve pesquisar sobre a moeda para saber seu alinhamento. Existem dois alinhamentos utilizados para produção de moedas, alinhamento moeda e alinhamento medalha.         Tipos  de alinhamento utilizados na produção de moedas.