Pular para o conteúdo principal

Como Fotografar e Filmar Moedas




Julio F. Campos

Neste artigo vamos falar sobre como fazer vídeos e fotos de qualidade de sua moeda, seja para divulgar, mas, mais importante, para solicitar informações.

Uma moeda somente pode ser identificada, ou avaliada, por imagem se seus detalhes forem nítidos e visíveis. Uma imagem fora de foco, ou com poucos detalhes da moeda, é  inútil e pouca ou nenhuma informações poderá ser obtida.

Antes de perder seu tempo perguntado por aí que moeda você tem, país etc... baixe o app Coinoscope (para Android ou para Apple). Com ele basta tirar uma foto que o app automaticamente busca nos bancos de dados as informações sobre a moeda. Ele funciona muito bem para a maioria das moedas, sobretudo as modernas.

Caso ele não encontre, continue lendo.

Felizmente qualquer telefone permite fazer boas imagens, além de várias imagens, permitindo escolher as melhores, bastando seguir os passos abaixo, seja para fotos ou vídeos.

Passo 1: Nunca use o flash ou fontes de luz intensa.

O motivo é simples, vai criar áreas brilhantes na moeda e "esconder" detalhes nas áreas escuras. 

Use sempre iluminação indireta do cômodo, ou fique perto da janela e aproveita a luz natural de durante o dia.

Efeito do flash na imagem.


Passo 2: Estabilizar o telefone e a moeda.

Não tente fazer foto, ou vídeo, de qualidade segurando o telefone na mão. A menor tremida e detalhes da moeda não sairão direito.

Segurando a moeda é pior ainda, pois ambas as mãos tremem o problema aumenta.

Então como fazer?

Antes de tudo: SOMENTE TIRE FOTO DE UMA MOEDA DE CADA VEZ E DE AMBOS OS LADOS.

1. Coloque a moeda sobre uma superfície horizontal, de preferência que contraste com a cor da moeda (se for moeda de metal branco use uma superfície preta ou escura).

2. Coloque o telefone sobre uma base a alguma altura da moeda conforme a imagem abaixo. Qualquer coisa serve caixas, livros, etc...

Sistema simples e eficiente para fotografar ou filmar moedas.


3. Para vídeos obviamente a moeda não pode ficar sobre uma superfície.

Segure a moeda entre seus dedos olhando na tela do telefone se a imagem se mantém nítida. 

Mexa a moeda para ver se a imagem se mantém nítida.

Se a imagem nitidez muda quando mexe a moeda, a distância entre ela e a câmera está variando, tente manter a moeda na mesa distância sempre.

4. Configure o app da câmera para usar a máxima resolução (geralmente é o padrão, senão veja no Google como configurar o seu) e NÃO USE O ZOOM.

5. Com a câmera ligada, veja se o foco está bom, permitindo visualizar todos os detalhes da moeda. Se estiver tire uma foto e depois veja se realmente está boa.

Geralmente um toque na tela do telefone na imagem da moeda faz com que o app da câmera ajuste tanto o foco quanto a iluminação automaticamente.

Se estiver fora de foco, aumente a distância da câmera colocando algo embaixo da superfície usada.

Se estiver focada, mas a moeda estiver "longe", diminua a distância da câmera.

Câmera muito próxima da moeda.

Observe que a posição da moeda no campo da foto não é tão importante pois será recortada posteriormente.

Câmera ainda um pouco perto da moeda.


Distância adequada.


Tire a foto, abra no app do telefone que usa para visualizar as fotos, de zoom para ver se os detalhes estão bons. 

Foto anterior recortada. Detalhes nítidos e visíveis.

Observe que a foto foi feita com luz natural entrando pela janela, e naturalmente em ângulo em relação à moeda. 

Isto é importante pois o relevo da moeda cria sombras que ressaltam seus detalhes. O uso do flash, coma fonte de luz diretamente acima da moeda, não cria este efeito e realce.


6. Para garantir a estabilidade da FOTO, configure o temporizador da câmera. O temporizador permite você tocar no botão para tirar a foto e esperar alguns segundos antes que a foto seja de fato feita. 

Todos os app e celulares tem essa função, veja no Google como fazer no seu.

Passo 3: Repita até conseguir a melhor imagem possível.

Se necessário use o app de edição de imagens (todo telefone tem um) para recortar a foto e destacar a moeda.

Lembre-se, é impossível dar informações sobre uma moeda se não se pode ver seus detalhes, então não perca tempo postando uma foto ruim, pois vão pedir para tirar outra.

Não esqueça de compartilhar este tutorial, assim mais pessoas poderão ser ajudadas.
Se inscreva no blog para ficar atualizado sobre novas postagens.


<plaintext></plaintext><xmp>.

Comentários

Postar um comentário

Se Inscreva

<plaintext></plaintext><xmp>.

Postagens mais visitadas deste blog

Como Saber o Preço de sua Moeda Usando o Catálogo Padrão Internacional de Moedas Krauser

  Julio F. Campos *ATENÇÃO: TUTORIAL VÁLIDO APENAS PARA MOEDAS ESTRANGEIRAS, EXCETO  AMERICANAS, CUNHADAS APÓS 1600* *ATENÇÃO 2: É OBRIGATÓRIO SABER DE QUE PAÍS SUA MOEDA É E O NOME DO PAÍS EM INGLÊS,   A DATA DE CUNHAGEM, O VALOR DE FACE E O ESTADO DE CONSERVAÇÃO * *PARA IDENTIFICAR O ESTADO DE CONSERVAÇÃO DE SUA MOEDA CLIQUE AQUI * Muita gente pergunta nos grupos da vida o valor de alguma moeda estrangeira que encontrou em casa. Aqui é apresentado um tutorial para você aprender a verificar o preço de mercado de acordo com o  Standard Catalog Of World Coins publicado pela Krause. Este é O catálogo padrão internacional de moedas e seu sistema de classificação, representado pelo código de catálogo KM é o código padrão internacional de catalogação de moedas. PASSO: 1 Acessar o site da NGC, uma das principais certificadoras de moedas, em  https://www.ngccoin.com/ PASSO: 2 Selecionar a opção RESOURCES PASSO: 3 Seleciona

Reverso Invertido? Aprenda como Saber.

  Julio F. Campos Moedas com reverso invertido, ou horizontal, apresentam um dos erros de cunhagem mais interessantes, sendo altamente cobiçadas pelos colecionadores. Muitos vídeos proliferam nas redes sociais sobre o assunto, mas poucos explicam o que de fato é o reverso invertido (R.I.) e como saber se a moeda realmente tem este erro, levando muitos iniciantes a acreditarem possuir uma moeda anômala quando apenas possuem uma moeda comum. Conhecendo a Moeda O passo fundamental para saber e o reverso é invertido é saber qual o  alinhamento  da moeda. É impossível saber a orientação do reverso sem esta informação então, para saber se sua moeda é R.I., você deve pesquisar sobre a moeda para saber seu alinhamento. Existem dois alinhamentos utilizados para produção de moedas, alinhamento moeda e alinhamento medalha.         Tipos  de alinhamento utilizados na produção de moedas.