Pular para o conteúdo principal

Estados de Conservação

A tabela abaixo apresenta um guia visual para avaliação do estado de conservação de moedas conforme a escala Sheldon, usada internacionalmente.

 
Esta escala foi desenvolvida como objetivo de proporcional maior refinamento na gradação do estado da moeda, apresentando valores de 1 a 70 foi eventualmente aprimorada em seu estado atual, presente na tabela.
 
Ela se divide da seguinte forma:

  • Grau de conservação: Número na escala Sheldon referente ao estado de conservação da moeda.

      
  • Classificação e código: Nome dado ao grau de conservação e abreviação utilizada. Cabe observar que algumas denominações não possuem equivalente na escala usada no Brasil, assim como várias denominações estão dentro de uma mesma classificação do Brasil.
    Isto permite verificar o maior refinamento da escala Sheldon em relação à brasileira (bem como às demais).
    Esta informação é importante para o colecionador iniciante pois permite entender que as categorias não são estáticas, por exemplo, dentro de uma categoria, como MBC, existem diferentes graus de conservação. Assim, duas moedas visualmente diferentes podem perfeitamente se enquadrar em uma mesma categoria, conforme pode ser observado pelas fotos abaixo.
Clique nas imagens para ver em alta resolução.

As equivalências entre a escala Sheldon e a Brasileira se baseiam na apresentada no Standard Catalog of World Coins, Krause Publications, na NGC e PCGS.

 

MOEDAS EM CIRCULAÇÃO

Grau de Conservação 

Classificação e Código

1

Poor / Um Tanto Gasta - (PO / UTG)

 

Clara o suficiente para ser identificada, a data pode completamente apagada com um lado da moeda liso. Moedas muito corroídas também podem se enquadrar nessa categoria.

2

Fair - (F)

 

Apresenta alguns detalhes. Rebordo quase invisível.

3

About Good - (AG)

 

Letras legíveis, embora muito desgastadas. A data e desenhos podem estar apagados.

4

Good / Regular - (G, G4 / R)

 

Rebordos levemente gastos, o desenho é visível, mas fraco em várias áreas, com muitas partes gastas. Legenda quase completa.

6

Good / Regular - (G6 / R)

 

Rebordos e legendas completos.

8

Very Good - (VG, VG8)

 

Desgaste aparente em todo o desenho. Legendas e dígitos mostram mais suavidade. Algumas letras da inscrição identificáveis

10

Very Good - (VG10)

 

Pouco menos gasta com letras da inscrição mais visíveis.

12

Fine / Bem Conservada - (F, F12 / BC)

 

Algumas reentrâncias mostram detalhes. Todas as legendas são nítidas. As letras da inscrição aparecem completamente em moedas mas podem ser fracas. Desgastes moderado a considerável,  em toda a moeda.

15

Fine / Bem Conservada - (F15 / BC)

 

Exibe um pouco mais de detalhes nas reentrâncias.

20

Very Fine / Muito bem Conservada - (VF, VF20 / MBC)

 

Desgaste moderado nas áreas salientes.

25

Very Fine / Muito bem Conservada - (VF25 / MBC)

 

Todas as letras e principais características são nítidas. Desgaste leve a moderado na superfície e nos pontos salientes.

30

Very Fine / Muito bem Conservada - (VF30 / MBC)

 

Todas as letras e principais características são nítidas. Desgaste leve na superfície e nos pontos salientes.

35

Very Fine / Muito bem Conservada - (VF35 / MBC)

 

Todas as letras e principais características são nítidas. Desgaste leve na superfície e nos pontos salientes. Traços do briho original podem estar presentes

40

Extremely Fine / Soberba - (XF40 / S)

 

Nítida no todo. Traços do briho original podem estar presentes.

45

Extremely Fine / Soberba - (XF, XF45 / S)

 

Leve desgaste uniforme é visto nos pontos mais salientes. Todos os detalhes estão completos e muito nítidos. O brilho original pode aparecer apenas em áreas protegidas.

50

About Uncirculated - (AU50)

 

Vestígios de desgaste nos pontos mais salientes. Pelo menos metade do brilho original permanece.

53

About Uncirculated - (AU53)

 

Pouco desgaste em mais de 50% do cunho Detalhes completos, exceto suave desgaste nos pontos salientes.

55

About Uncirculated - (AU, AU55)

 

Pouco desgaste em menos de 50% do cunho. Detalhes completos. Três quartos do brilho original permanecem.

58

About Uncirculated - (AU58)

 

Leve desgaste nos pontos mais altos do cunho. Detalhes completos. Quase todo o brilho original permanece.

 

Flor de Cunho e PROOF
(MS / FC)
* Proof não se refere a um estado de conservação, mas sim ao uso de um cunho diferenciado
São classificadas com a denominação PR (Proof), no lugar de MS/FC. 
Os graus MS são agrupados na categoria Uncirculated (UNC).

Grau de Conservação 

Classificação e Código

60

Mint State 60 - (MS60 / FC)

 

Brilho pouco atraente ou desbotado. Pode haver muitas grandes marcas de contato prejudiciais (riscos de sache) ou pontos de danos, mas absolutamente nenhum vestígio de desgaste. Pode haver uma alta concentração de riscos finos ou grandes áreas pouco atraentes de marcas de arranhão. As moedas de cobre podem ser escuras, sem brilho e manchadas.

61

Mint State 61 - (MS61 / FC)

 

O brilho de cunho pode estar reduzido ou visivelmente prejudicado, e a superfície possui aglomerados de pequenas marcas de contato por. Os riscos podem ser muito visíveis. As marcas de arranhão podem aparecer como manchas pouco atraentes em grandes áreas ou nos principais desenhos. Pequenos cortes na borda, defeitos marcantes ou de disco podem aparecer e a qualidade pode ser notavelmente ruim.  As peças de cobre serão geralmente opacas, escuras e possivelmente manchadas.

62

Mint State 62 - (MS62 / FC)

 

Brilho prejudicado ou opaco pode ser evidente. Aglomerados de pequenas marcas podem estar presentes por toda moeda, com algumas marcas grandes ou cortes nas áreas principais. Riscos podem ser muito visíveis. Grandes marcas de arranhão pouco atraentes podem ser vistas nos principais desenhos. A qualidade da batida, do rebordo e disco pode estar visivelmente abaixo da média. As moedas de cobre mostrarão uma cor e tom diminuídos.

63

Mint State 63 - (MS63 / FC)

 

O brilho pode estar levemente comprometido. Inúmeras pequenas marcas de contato e algumas marcas espalhadas e fortes podem ser vistas. Pequenos riscos são visíveis sem ampliação. Várias marcas de desgaste ou defeitos prejudiciais podem estar presentes em todo o desenho ou campo. Peças de cobre podem ser escuras ou opacas.

64

Mint State 64 - (MS64 / FC)

 

A moeda possui um bom brilho médio geral e até uma cunho uniforme. Várias pequenas marcas de contato agrupadas bem como uma ou duas marcas moderadamente fortes podem estar presentes. Um ou dois pequenos fragmentos de riscos podem aparecer com baixa ampliação (3-4x). Perceptíveis, leves, marcas de arranhão ou defeitos podem ser vistos no desenho ou campo. Moedas de cobre podem ser um pouco opacas.

65

Mint State 65 - (MS65 / FC)

 

A moeda mostra uma alta qualidade  de brilho e cunho para a data. Podem estar presentes algumas marcas de contato pequenas, dispersas ou duas marcas maiores, e um ou dois pequenos conjuntos de riscos podem aparecer sob ampliação (5x +). Marcas visíveis, leves e de desgaste podem aparecer nos pontos mais altos do cunho.  As moedas de cobre têm brilho total com cores originais ou escuras.

66

Mint State 66 - (MS66 / FC)

 

A moeda possui qualidade de cunhagem acima da média e brilho original completo, com não mais que duas ou três marcas de contato menores, mas perceptíveis. Alguns riscos muito leves podem aparecer sob ampliação (6x ou mais) ou pode haver uma ou duas marcas leves de arranhão aparecendo em superfícies foscas ou no campo.  As moedas de cobre exibem cores originais originais ou levemente tonificadas.

67

Mint State 67 - (MS67 / FC / FDCe)*

 

A moeda tem uma cunhagem nítida com brilho original e completo. Pode ter três ou quatro marcas de contato muito pequenas e uma marca única, mais perceptível, mas não prejudicial. Em moedas comparáveis, um ou dois pequenos riscos individuais podem aparecer com ampliação de (6x ou mais) ou uma ou duas marcas ou falhas parcialmente ocultas podem estar presentes. As moedas de cobre têm uma cor original brilhante.

68

Mint State 68 - (MS68 / FC / FDCe)*

 

A moeda tem uma cunhagem nítida com brilho original completo, com não mais de quatro marcas de contato ou falhas levemente dispersas. Não são mostrados riscos ou marcas de arranhões. As moedas de cobre têm uma cor original brilhante.

69

Mint State 69 - (MS69 / FC / FDCe)*

 

A moeda tem uma cunhagem nítida com brilho original completo, com não mais do que duas pequenas marcas de contato ou falhas não prejudiciais. Nenhuma linha fina ou marcas de arranhão são visíveis.

70

Mint State 70 - (MS70 / FC / FDCe)*

 

A moeda perfeita com detalhes completamente nítidos. Não tem vestígios de desgaste, manuseio, arranhões ou contato com outras moedas quando amplificadas (5x). As moedas de cobre são brilhantes, com cores e brilho originais.


* FDCe - Flor de Cunho Excepcional conforme catálogo Bentes

Fontes:
 
 
 
Krause: 2020 Standard Catalog of World Coins 2001-Date (14th Edition), ISBN:978-1440248979
 
American Numismatic Association: ANA Coin Grading Scales


Quaisquer dúvidas ou se quiser saber sobre um tema em particular, coloque nos comentários e se gostou do artigo divulgue, assim ajudará outros iniciantes neste fantástico hobby. 

Não esqueça de inscrever seu e-mail abaixo para ficar atualizado sobre novas postagens.


<plaintext></plaintext><xmp>.

Comentários

  1. Boa tarde, parabéns pela iniciativa.
    Uma observação, vê se consegue por moedas de cupro-níquel ou de prata, com isso a visualização e contrastes ficam mais visíveis, pois as de cobre e bronze escurece em muito as imagens, é só uma sugestão, abraços

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Se Inscreva

<plaintext></plaintext><xmp>.

Postagens mais visitadas deste blog

Como Fotografar e Filmar Moedas

Julio F. Campos Neste artigo vamos falar sobre como fazer vídeos e fotos de qualidade de sua moeda, seja para divulgar, mas, mais importante, para solicitar informações. Uma moeda somente pode ser identificada, ou avaliada, por imagem se seus detalhes forem nítidos e visíveis. Uma imagem fora de foco, ou com poucos detalhes da moeda, é  inútil e pouca ou nenhuma informações poderá ser obtida. Antes de perder seu tempo perguntado por aí que moeda você tem, país etc... baixe o app Coinoscope (para Android  ou para Apple ). Com ele basta tirar uma foto que o app automaticamente busca nos bancos de dados as informações sobre a moeda. Ele funciona muito bem para a maioria das moedas, sobretudo as modernas. Caso ele não encontre, continue lendo. Felizmente qualquer telefone permite fazer boas imagens, além de várias imagens, permitindo escolher as melhores, bastando seguir os passos abaixo, seja para fotos ou vídeos. Passo 1: Nunca use

Como Saber o Preço de sua Moeda Usando o Catálogo Padrão Internacional de Moedas Krauser

  Julio F. Campos *ATENÇÃO: TUTORIAL VÁLIDO APENAS PARA MOEDAS ESTRANGEIRAS, EXCETO  AMERICANAS, CUNHADAS APÓS 1600* *ATENÇÃO 2: É OBRIGATÓRIO SABER DE QUE PAÍS SUA MOEDA É E O NOME DO PAÍS EM INGLÊS,   A DATA DE CUNHAGEM, O VALOR DE FACE E O ESTADO DE CONSERVAÇÃO * *PARA IDENTIFICAR O ESTADO DE CONSERVAÇÃO DE SUA MOEDA CLIQUE AQUI * Muita gente pergunta nos grupos da vida o valor de alguma moeda estrangeira que encontrou em casa. Aqui é apresentado um tutorial para você aprender a verificar o preço de mercado de acordo com o  Standard Catalog Of World Coins publicado pela Krause. Este é O catálogo padrão internacional de moedas e seu sistema de classificação, representado pelo código de catálogo KM é o código padrão internacional de catalogação de moedas. PASSO: 1 Acessar o site da NGC, uma das principais certificadoras de moedas, em  https://www.ngccoin.com/ PASSO: 2 Selecionar a opção RESOURCES PASSO: 3 Seleciona

Reverso Invertido? Aprenda como Saber.

  Julio F. Campos Moedas com reverso invertido, ou horizontal, apresentam um dos erros de cunhagem mais interessantes, sendo altamente cobiçadas pelos colecionadores. Muitos vídeos proliferam nas redes sociais sobre o assunto, mas poucos explicam o que de fato é o reverso invertido (R.I.) e como saber se a moeda realmente tem este erro, levando muitos iniciantes a acreditarem possuir uma moeda anômala quando apenas possuem uma moeda comum. Conhecendo a Moeda O passo fundamental para saber e o reverso é invertido é saber qual o  alinhamento  da moeda. É impossível saber a orientação do reverso sem esta informação então, para saber se sua moeda é R.I., você deve pesquisar sobre a moeda para saber seu alinhamento. Existem dois alinhamentos utilizados para produção de moedas, alinhamento moeda e alinhamento medalha.         Tipos  de alinhamento utilizados na produção de moedas.