Pular para o conteúdo principal

Reverso Invertido? Aprenda como Saber.

 



Julio F. Campos

Moedas com reverso invertido, ou horizontal, apresentam um dos erros de cunhagem mais interessantes, sendo altamente cobiçadas pelos colecionadores.

Muitos vídeos proliferam nas redes sociais sobre o assunto, mas poucos explicam o que de fato é o reverso invertido (R.I.) e como saber se a moeda realmente tem este erro, levando muitos iniciantes a acreditarem possuir uma moeda anômala quando apenas possuem uma moeda comum.

Conhecendo a Moeda

O passo fundamental para saber e o reverso é invertido é saber qual o alinhamento da moeda.

É impossível saber a orientação do reverso sem esta informação então, para saber se sua moeda é R.I., você deve pesquisar sobre a moeda para saber seu alinhamento.

Existem dois alinhamentos utilizados para produção de moedas, alinhamento moeda e alinhamento medalha.

       
Tipos  de alinhamento utilizados na produção de moedas.

Alinhamento Moeda

O alinhamento moeda, utilizado atualmente nas moedas do Brasil, por exemplo, é o alinhamento onde, com o obverso "de pé" o reverso é cunhado, por padrão, invertido, de "cabeça para baixo".

Alinhamento Medalha

O alinhamento medalha, utilizado atualmente nas moedas de Euro, por exemplo, é o alinhamento onde, com o obverso "de pé" o reverso é cunhado, por padrão, também "de pé".

Sabendo o alinhamento da moeda, é preciso saber o eixo de rotação em que se deve girá-la para saber a orientação do reverso.

Eixos de Rotação

Assim como o alinhamento, existem dois eixos, o horizontal e o vertical, conforme abaixo.

 
         
         
 
Eixo Horizontal Eixo Vertical

Como saber se o Reverso é Invertido?

Em Moeda com Alinhamento Moeda

A rotação destas moedas deve sempre ser feito no eixo horizontal.

Conforme ilustrado abaixo, se forem viradas no eixo vertical, o reverso sempre será invertido, pois é este o padrão em que foi produzido.

       
Moeda produzida com Alinhamento Moeda.
Observe que a rotação no eixo errado (vertical) fará o reverso ficar sempre invertido.
Teste com qualquer moeda de Real.

Em Moeda com Alinhamento Medalha

A rotação destas moedas deve sempre ser feito no eixo vertical.

Conforme ilustrado abaixo, se forem viradas no eixo horizontal, o reverso sempre será invertido, pois é este o padrão em que foi produzido.

       
Moeda produzida com Alinhamento Medalha.
Observe que a rotação no eixo errado (horizontal) fará o reverso ficar sempre invertido.

O Reverso Invertido

Você deve estar familiarizado com reverso inclinado, quando este é cunhado inclinado em relação aos eixos horizontal e vertical. 

Pois bem, os dois casos extremos (o suficiente para serem catalogados) são o reverso horizontal, quando a inclinação é de 90º e o invertido, quando a inclinação é de 180 º.

Reverso Invertido de Alinhamento Moeda

O existente em nossas moedas atuais, é determinado quando ao virar a moeda no eixo horizontal o reverso fica de "cabeça para baixo".

       
Reverso invertido em alinhamento moeda.

Reverso Invertido de Alinhamento Medalha

O existente em moedas atuais de Euro, é determinado quando ao virar a moeda no eixo vertical o reverso fica de "cabeça para baixo".

       
Reverso invertido em alinhamento medalha.

Outras Anomalias de Alinhamento

O reverso da moeda pode ocorrer com diferentes ângulos de inclinação.

Além a completa inversão, são também de importância suficiente para constarem em catálogos os reversos na horizontal.

As três principais formas de desalinhamento do reverso de uma moeda são:

Reverso Horizontal em 90º
(Reverso horizontal à esquerda)
Reverso em 180º
(Reverso Invertido)
Reverso Horizontal em 270º
(Reverso horizontal à direita)

A Importância de Conhecer a Moeda

Regra número um para quem quer colecionar moedas: 

Estude sua moeda.

Eu usei como exemplo moeda de Real, para alinhamento moeda, e de Euro para alinhamento medalha, e apresentei imagens da moeda de 1 Franco Suíço.

Foi proposital.

Não apenas diferentes países usam diferentes alinhamentos, mas um mesmo país também muda o alinhamento de suas moedas ao longo do tempo.

O Brasil já utilizou alinhamento medalha em moedas de Reis por exemplo.

Ah, então moedas de Reis são alinhamento medalha

Não, pois também utilizamos alinhamento moeda em moedas de Reis.

Depende da moeda!!!

Mas e o Franco Suíço?

Usei propositalmente, pois muitos países mudam o alinhamento de uma mesma moeda. 

O Franco aqui representado possui alinhamento variável pois foi produzido com alinhamento moeda até 1984, e após esta data com alinhamento medalha até os dias atuais.

Assim, o alinhamento das moedas muda entre países, ao longo dos anos em um mesmo país ou durante o período de produção de uma mesma moeda.

Atualmente é ridiculamente fácil saber o alinhamento de uma moeda produzida nos últimos 300 anos, basta usar o google ou melhor, sites especializados par colecionismo (veja aqui). 

Você saberá se sua moeda é reverso invertido muito mais rápido do que se perguntar em grupos de Facebook, e ainda deixa de depender dos outros para isso.

Pesquise; Estude; Aprenda.

Quaisquer dúvidas ou se quiser saber sobre um tema em particular, coloque nos comentários e se gostou do artigo divulgue, assim ajudará outros iniciantes neste fantástico hobby. 

Não esqueça de inscrever seu e-mail abaixo para ficar atualizado sobre novas postagens.


<plaintext></plaintext><xmp>.

Comentários

Se Inscreva

<plaintext></plaintext><xmp>.

Postagens mais visitadas deste blog

Como Fotografar e Filmar Moedas

Julio F. Campos Neste artigo vamos falar sobre como fazer vídeos e fotos de qualidade de sua moeda, seja para divulgar, mas, mais importante, para solicitar informações. Uma moeda somente pode ser identificada, ou avaliada, por imagem se seus detalhes forem nítidos e visíveis. Uma imagem fora de foco, ou com poucos detalhes da moeda, é  inútil e pouca ou nenhuma informações poderá ser obtida. Antes de perder seu tempo perguntado por aí que moeda você tem, país etc... baixe o app Coinoscope (para Android  ou para Apple ). Com ele basta tirar uma foto que o app automaticamente busca nos bancos de dados as informações sobre a moeda. Ele funciona muito bem para a maioria das moedas, sobretudo as modernas. Caso ele não encontre, continue lendo. Felizmente qualquer telefone permite fazer boas imagens, além de várias imagens, permitindo escolher as melhores, bastando seguir os passos abaixo, seja para fotos ou vídeos. Passo 1: Nunca use

Como Saber o Preço de sua Moeda Usando o Catálogo Padrão Internacional de Moedas Krauser

  Julio F. Campos *ATENÇÃO: TUTORIAL VÁLIDO APENAS PARA MOEDAS ESTRANGEIRAS, EXCETO  AMERICANAS, CUNHADAS APÓS 1600* *ATENÇÃO 2: É OBRIGATÓRIO SABER DE QUE PAÍS SUA MOEDA É E O NOME DO PAÍS EM INGLÊS,   A DATA DE CUNHAGEM, O VALOR DE FACE E O ESTADO DE CONSERVAÇÃO * *PARA IDENTIFICAR O ESTADO DE CONSERVAÇÃO DE SUA MOEDA CLIQUE AQUI * Muita gente pergunta nos grupos da vida o valor de alguma moeda estrangeira que encontrou em casa. Aqui é apresentado um tutorial para você aprender a verificar o preço de mercado de acordo com o  Standard Catalog Of World Coins publicado pela Krause. Este é O catálogo padrão internacional de moedas e seu sistema de classificação, representado pelo código de catálogo KM é o código padrão internacional de catalogação de moedas. PASSO: 1 Acessar o site da NGC, uma das principais certificadoras de moedas, em  https://www.ngccoin.com/ PASSO: 2 Selecionar a opção RESOURCES PASSO: 3 Seleciona