Pular para o conteúdo principal

Opinião - Acumular ou Colecionar

 


Por: Olaviano (Olavo)

Devo dar atenção, tempo ou relevância a todas anomalias presentes no dinheiro corrente ou não?

Bem, minha opinião é que "não", primeiro porque o que mais temos em nossas moedas são defeitos, segundo que nem todos são catalogados e terceiro que estaríamos juntando dinheiro e atrapalhando a circulação das moedas em comércios locais e dificultando a vida dos comerciantes (será que impactamos esses negócios?), nessa terceira condição eu já duvido que sim, mas é possível que se o número de colecionadores aumentar, isso possa se tornar relevante. 

Enfim, o que acrescentar em seu acervo ou o que liberar para o comércio? 

Decida você, pois cada um sente uma sensação ao ver um determinado tipo de moedas em sua coleção, saiba a quantidade, entenda que nem todas as anomalias são raras, não se iluda achando que aquele ínfimo detalhe vai lhe fazer rico (risos), mas aprenda a analisar, veja com olhos críticos e peça opinião dos seus amigos, se entender que deve guardar, faça isso, se achar que deve soltar para circulação solte!

Importa que tenha satisfação na decisão. 

Como última observação, faça mineração regular, esteja sempre trocando cédulas por moeda e verificando quais detalhes podem ser interessantes para sua coleção e lembre-se de devolver as moedas para facilitar a vida dos comerciantes locais. 


Olaviano(Olavo)

Entusiasta  e estudioso da numismática mundial. 

Colecionador, leiloeiro e criador do canal olavi'coins Collection no YouTube, Facebook e Instagram.

Comentários

  1. Parabéns pelo texto, Olavo!
    Este é, realmente, o procedimento que deve ser adotado pelos colecionadores..., colocar as moedas para circulação no comércio após a garimpagem.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Se Inscreva

<plaintext></plaintext><xmp>.

Postagens mais visitadas deste blog

Como Fotografar e Filmar Moedas

Julio F. Campos Neste artigo vamos falar sobre como fazer vídeos e fotos de qualidade de sua moeda, seja para divulgar, mas, mais importante, para solicitar informações. Uma moeda somente pode ser identificada, ou avaliada, por imagem se seus detalhes forem nítidos e visíveis. Uma imagem fora de foco, ou com poucos detalhes da moeda, é  inútil e pouca ou nenhuma informações poderá ser obtida. Antes de perder seu tempo perguntado por aí que moeda você tem, país etc... baixe o app Coinoscope (para Android  ou para Apple ). Com ele basta tirar uma foto que o app automaticamente busca nos bancos de dados as informações sobre a moeda. Ele funciona muito bem para a maioria das moedas, sobretudo as modernas. Caso ele não encontre, continue lendo. Felizmente qualquer telefone permite fazer boas imagens, além de várias imagens, permitindo escolher as melhores, bastando seguir os passos abaixo, seja para fotos ou vídeos. Passo 1: Nunca use

Como Saber o Preço de sua Moeda Usando o Catálogo Padrão Internacional de Moedas Krauser

  Julio F. Campos *ATENÇÃO: TUTORIAL VÁLIDO APENAS PARA MOEDAS ESTRANGEIRAS, EXCETO  AMERICANAS, CUNHADAS APÓS 1600* *ATENÇÃO 2: É OBRIGATÓRIO SABER DE QUE PAÍS SUA MOEDA É E O NOME DO PAÍS EM INGLÊS,   A DATA DE CUNHAGEM, O VALOR DE FACE E O ESTADO DE CONSERVAÇÃO * *PARA IDENTIFICAR O ESTADO DE CONSERVAÇÃO DE SUA MOEDA CLIQUE AQUI * Muita gente pergunta nos grupos da vida o valor de alguma moeda estrangeira que encontrou em casa. Aqui é apresentado um tutorial para você aprender a verificar o preço de mercado de acordo com o  Standard Catalog Of World Coins publicado pela Krause. Este é O catálogo padrão internacional de moedas e seu sistema de classificação, representado pelo código de catálogo KM é o código padrão internacional de catalogação de moedas. PASSO: 1 Acessar o site da NGC, uma das principais certificadoras de moedas, em  https://www.ngccoin.com/ PASSO: 2 Selecionar a opção RESOURCES PASSO: 3 Seleciona

Reverso Invertido? Aprenda como Saber.

  Julio F. Campos Moedas com reverso invertido, ou horizontal, apresentam um dos erros de cunhagem mais interessantes, sendo altamente cobiçadas pelos colecionadores. Muitos vídeos proliferam nas redes sociais sobre o assunto, mas poucos explicam o que de fato é o reverso invertido (R.I.) e como saber se a moeda realmente tem este erro, levando muitos iniciantes a acreditarem possuir uma moeda anômala quando apenas possuem uma moeda comum. Conhecendo a Moeda O passo fundamental para saber e o reverso é invertido é saber qual o  alinhamento  da moeda. É impossível saber a orientação do reverso sem esta informação então, para saber se sua moeda é R.I., você deve pesquisar sobre a moeda para saber seu alinhamento. Existem dois alinhamentos utilizados para produção de moedas, alinhamento moeda e alinhamento medalha.         Tipos  de alinhamento utilizados na produção de moedas.